Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

5.12.06

Portugal na 1ª Guerra Mundial


Relaciona a entrada de Portugal na 1ª Guerra Mundial com a posse das colónias portuguesas em África.

14 Comments:

  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A entrada de Portugal na 1ª guerra mundial foi uma decisão muito difìcil de tomar.
    A intercessão de Portugal nesta grande guerra exigiu um grande esforço por parte dos militarers o que aumentou as contrariedades económicas internas e agravou o desagrado por parte dos sectores mais importantes de todo o povo.
    Tudo isto, originou um período de Ditadura, que durou desde 1917 a 1918, tendo no comando Sidónio Pais.
    Contudo, Portugal conseguiu ver garantidos os seus direitos sobre as suas colónias de África.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Foi o facto de entrar na guerra ao lado dos países vencedores que permitiu que Portugal ver garantidos internacionalmente os seus direitos sobre as colónias africanas, Angola e Moçambique.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A entrada de Portugal na 1º Guerra Mundial, trouxe várias desvantagens ao país, devido á falta de meios para sustentar uma guerra. Várias mortes, fome, e muita miséia.´
    Apesar disto, Portugal foi favorecido, pois teve de volta as colónias de África: Angola e Moçambique.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Portugal entendia que se entra-se na 1ª Guerra Mundial conseguiria ganhar prestígio perante os outros países e assim teria direito a reivindicar as suas colónias(Moçambique e Angola. Assim o governo formou a CEP (corpo expedicionário Português) e enviou-os para França onde o exército foi altamente destruido.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A entrada de portugal na 1º grande guerra foi algo dificil de explicar. Esta guerra exigiu de Portugal um grande esforço militar, e não só, que agravou a economia do país que provucou um grande descontentamento por parte do povo nos sectores mais importantes.Tudo isto originou algo parecido como uma ditadura chefiada por Sidónio Pais. Mas Portugal assegurou sempre o poder pelas suas colónias em África.

     
  • At 14.12.06, Anonymous Anónimo said…

    *miséria

     
  • At 15.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Como Portugal entrou na guerra porque era aliado da Inglaterra automaticamente entrou para o lado dos aliados que ganharam a guerra por isso Portugal ganhou direito sobre as colonias Africanas.

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Portugal entrou na guerra com o objectivo de ver garantidos internacionalmente os seus direitos sobre as colónias africanas, Angola e Moçambique. Outro propósito para entrar na guerra foi o de impedir o isolamento em relação aos outros países europeus. Portugal saiu muito mal desta guerra devido às mortes, à fome e à total degraça...

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Apesar da difícil decisão sobre se Portugal deveria ou não participar na guerra, Portugal participou e a sua participação, em que se encontrava aliado aos países vencedores, garantiu-lhe a posse das colónias Africanas. Foi exigido um grande esforço por parte dos militares, mas mesmo assim Portugal ainda perdeu parte da sua população.

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Portugal entrou na primeira guerra mundial devido a um pedido de Inglaterra, em que Inglaterra pediu que Portugal apreende-se os navios alemães que estavam nos portos portugueses. Devido a isto a Alemanha ficou revoltada. POrtugal entao enviou tropas para a batalha de La Lys em França onde sofreu a maoir perda de todos os tempos com cerca de 7500 baixas. Isto troxe muitas consequencias para Portugal que ficou com um grande numero de inválidos e feridos.

     
  • At 17.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A entrada de Portugal na 1 guerra mundial deve-se não só ao facto de Inglaterra ter pedido a Portugal para apreender os barcos alemães nos seus portos mas também para ver garantidos internacionalmente os seus direitos sobres as colónias portuguesas em África.

     
  • At 17.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Com a entrada de Portugal na primeira Guerra mundial, a fome, mortes, doenças, pestes, debelitações fisicas etc. começaram a surgir em grande úmero, o que prejudicou bastante o pís. Contudo Portugal, não estava de todo desiludido, pois havia recoperado as suas colónias em África: Angola e Moçambique

     
  • At 23.12.06, Anonymous Anónimo said…

    não tenho nenhum elemento histórico a acrescentar, mas estou fascinado com este blog !!!
    obrigado a vocês todos !

     
  • At 27.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Portugal entrou na 1ª Guerra Mundial, devido ao pedido que a Inglaterra lhe fez, apreender os barcos alemães nos portos portugueses. Desta forma viu que podia garantir também a posse das suas colónias, Angola e Moçambique, perante os outros países.

     

Enviar um comentário

<< Home