Blog@qui | História Nove

Espaço de reflexão sobre as aulas de História | Externato Maria Auxiliadora | Viana do Castelo

5.12.06

"loucos anos 20"



Comenta a expressão "loucos anos 20".

34 Comments:

  • At 10.12.06, Anonymous Anónimo said…

    4- Os “loucos anos 20” foram uma época onde existiu uma grande alteração na mentalidade dos populares.
    As mulheres entregaram-se de corpo e alma á fúria de viver.
    O entusiasmo pela vida nocturna aumenta, os cabarés animam-se com novos ritmos, como por exemplo: o jazz, o charleston, foxtrot.
    As raparigas independentes passam a usar as saias curtas e o cabelo à “ la garçonne”, praticam desporto e frequentam os espaços nocturnos.
    Daí se caracterizar esta época de grande prosperidade como “ os loucos anos 20”.

     
  • At 11.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Os "loucos anos 20", é o nome dado a uma época de prosperidade, mais identificado, principalmente, com a mudança da mulher.
    Esta começa a sair a rua sem qualquer preconceito, e muda a sua maneira de pensar e o seu quotidiano.
    Muda as suas roupas, usando saias mais curtas em seda, muda o seu penteado "la garçonne" (penteado muito curto), usando de acessório o chapéu.
    Começa a praticar desporto como os homens, coisa que,á uns anos a trás,se associava unicamente a estes,e começou a frequentar os cabarés, e bares nocturnos.
    Também se associa ao novo estilo de musica que se ouvia nesta decada: o jazz.
    As danças que se dançavam, era o Charleston,o Foxtrot, o Tango, entre outras.
    Por isso se denomina esta época de "LOUCOS ANOS 20"

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Depois da 1ª gandre guerra, vivia-se, na burguesia, uma época de prosperidade. Nesta época há uma grande mudança quanto ao papel da mulher na sociedade. Sai para a rua ''liberta''. Ganha novos hábitos e muda a sua meneira de pensar. Vai a cafés, fuma e ganha nova posição na sociedade quanto ao emprego. deixa de ser vista apenas como uma pessoa que fica em casa a cuidar da mesma e dos filhos e parte para o mercado fazendo frente a grandes indústrias chefiadas por homens. Começa a preticar desporto, mudam os seus pentiados para cabelo curto à ''la graçonne''. Tinham comportamentos que outrora eram inpensáveis. se isto acontece-se uns anos antes eram consideradas mulheres da vida. Estas mulheres sao agora igualmente vista, na sociedade, como os homens.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Apareceu agora uma grande paixão pela velocidade. Gago coutinho e sacadura Cabral foram os nomes portugueses que se realçam pela sua travessia ddo atlântico de avião. Esta época vive-se a vida como se fosse o último.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Com o regresso da prosperidade americana os jovens burgueses procuram desesperadamente gozar a vida, entregam-se á euforia, aos prazeres, ao divertimento, ao entusiamos pela vida nocturna, á boa vida! Fumam, praticam desportos, frequentam clubes nocturnos, escandalizam as famílias conservadores tradicionais!
    A Belle Époque foi um período na história da França que começou no fim do século XIX e durou até a Primeira Guerra Mundial. A Belle Époque foi considerada a era de ouro da beleza! Novas invenções cativaram a população: os cabarés, o cancan, o cinema, a arte...
    Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o quotidiano.
    Mudanças profundas entre o mundo do antes e o mundo do após guerra. Os corpos mudam, os corações também! As mulheres estão mais magras e bronzeadas, As roupas são mais simples e flexíveis, facilitando a prática de desportos.
    Os cabelos são cortados curtos e os vestidos diminuem seu comprimento. Com o corpo livre, as mulheres assumem o posto de trabalho do marido.
    A mulher luta pelo seu espaço e sua igualdade junto aos homens.

     
  • At 13.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A expressão "loucos anos 20" parte do facto de nesta época a sociedade estar completamente eufórica. As mulheres começaram por frequentar bares, bebendo fumando, dançando até altas horas da manhã. Apareceram nesta altura novos estilos de música como o jazz e danças como os cabarés. Os cantores desta altura começaram também a remodelar os seus estilos de música e dança.
    Houve também uma paixão pela velocidade.
    Estas mudanças e euforia escandalizavam as famílias mais conservadoras das ideias tradicionais.

     
  • At 15.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Eram os Loucos Anos 20 porque as pessoa estavam a mudar a sua atitude como por exemplo as mulheres que começam a usar saias curtas e vestidos com decotes mais ousados, começam a fumar e a beber e a ir para a noite.

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A expressão "loucos anos 20" deu-se a uma época onde dominou a loucura. Isto deu-se devido a uma mudança de mentalidade, o povo, para esquecer o pesadelo da grande guerra, queria divertir-se à grande. Nesta altura as mulheres já tinham obtido um maior estatuto na sociedade e tinha-se deixado de preconceitos. Começou-se assim a aumentar o entusiasmo pela vida nocturna, os cabarés animaram-se com o aparecimento dos novos ritmos entre os quais o jazz, procuram-se o prazer e divertimento. As raparigas independentes começaram a usar saias curtas e cabelos à "garçonne", escandalizando as famílias conservadoras. Aumentou-se o "culto pela velocidade". Foi assim a época de loucura, os "loucos anos 20".

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    “Loucos anos vinte”
    Esta expressão era muito usada no sec. 20 Porque por esta altura a mentalidade das pessoas, principalmente a mentalidade das mulheres começou a mudar… elas começaram a usar roupas curtas… e começaram a frequentar bar´s, começaram a fumar… e a usar penteados “ a la garcone”

     
  • At 16.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Os loucos anos vinte foram uma época onde houve grandes mudanças na mentalidade das pessoas. As mulheres passaram a nao depender dos homens, passaram a usar saias curtas e a frequentar Bares nocturnos. OS cabarés ganharam actividade durante a noite animados pelo dom de ritmos como foxtrot, charleston e jazz. Mas o que mais marcou os anos 20 foi a mudança na mentalidade das pessoas.

     
  • At 17.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Os "loucos anos 20" é uma época da história na qual a mentalidade das pessoas mudou completamente.
    Isso também se deve ao facto de ser uma época de prosperidade.
    A grande mudança dos anos 20 foi no comportamento feminino.
    As mulheres começaram a fumar, a praticar desporto e a frequentar bares nocturnos.
    Estes comportamentos escandalizavam as famílias conservadoras.
    Concluindo foi uma época onde muita coisa mudou.

     
  • At 17.12.06, Anonymous Anónimo said…

    Os "loucos anos 20" é o nome dado às mudanças observadas nesta época, como a acentuada mudança feminina.
    A emansipação feminina foi a principal causa do decalcamento dos anos 20.
    Foi nesta altura que a mulher começou a reenvindicar o seu papel perante a sociedade e a impor os seus direitos.
    É nesta época que a mulher opta por um novo estilo, pondo de lado os vestidos compridos e formais, e dá ao seu corpo um ar mais sensual com os novos vestidos decotados e com as saias assima do joelho, o eu penteado também tinha agora um ar mais moderno.
    Também é nesta altura que a mulher experimenta o sabor da nicotina e acende o seu primeiro cigarro, começando também por beber bebidas alcoolicas, que antes eram apenas os homens que se deliciavam com os seus efeitos e sabores.
    É nesta altura que a mulher começa a frequentar "night clubs" e cabarés, o que deixava muitos homens delisudidos e com ideias um pouco negativas a seu respeito.
    Muitas das vezes as mulheres não queriam unir laços com om seu parceiro, mas tinham de o fazer, pois se os seus pais morressem precisavam de um homem para reenvindicar os seus bens, já que o sexo feminino não estava autorizado a fazer tal coisa.
    As mulheres também chegaram a reenvindicar o voto, tendo sido Carolina Beatriz Ângelo, de 21 anos, a primeira mulher a votar, depois de ter passado por um longo prossesso em tribunal.
    Foi a pertir desta altura que a mulher passou a ser vista também como uma pessoa, não servindo apenas para ficar em casa a tomar conta dos filhos e a fazer as lides domésticas, mas que também poderia trabalhar fora desta. Foram então contractadas as primeiras mulheres para trabalhar como artesãs em algumas fábricas.
    Estes anos foram muito importantes para todas as mulheres.
    Esta é a razão da denominação "loucos anos 20".

     
  • At 28.12.06, Anonymous Anónimo said…

    A expressão "loucos anos 20" deve-se ao facto de as pessoas, principalmente as mulheres, começarem a ter uma nova mentalidade, acontecendo nesta época uma grande reviravolta, as mulheres começaram a usar decotes e saias por cima do joelho, com um novo estilo de penteados, fumar e beber em públuco também deixou de ser um problema para elas. Entregaram-se ao estilo de vida nocturna, que até aí poucos homens o faziam, com isto apareceram os cabarés, os bares nocturnos e os casinos.
    A música desta época também sofreu alterações, surgiram então o Foxtrot, o Jazz entre muitos outros ritmos.

     
  • At 12.1.07, Anonymous Anónimo said…

    os loucos anos 20 é um seculo em que tudo muda....dentro dos anos 20 existe a cultura de massas onde se engloba a comunicação social (revistas, jornais, livros, rádio e musicas) e a modificação do quotidiano as pessoas começam a ir ao cinema, aos clubes, cabarés. Nesses anos ocorreu o cinema da 7ªarte, revoluçao dos transportes como o automovel, ocorreu os movimentos feministas e sufragistas em k as mulheres começaram a reclamar pelo direito ao voto e pelas seus direitos. Tambem começou a existir os divorcios exestindo mais familias separadas...a igreja deixou de ter poder como tinha antes e ocorreu a lacização da vida.
    POR TER OCCORIDO TUDO ISTO OS "LOUCOS ANOS 20" FICARAM PARA SEMPRE MARCADOS NA NOSSA HISTORIA!

     
  • At 15.1.07, Anonymous Anónimo said…

    gosto do blog.Mas acho que tem um contra:so tem perguntas;e nada de informaçao.

     
  • At 17.1.07, Anonymous Anónimo said…

    So pa dzr q adorei o blog, pq ate precisava de fazr um trabalho e serviu-m d mtu, bigada! Um comentario po ultimo antes d mim q comntou : q va á merda, pq n tem so prgntas, ta óh lambe botas!

     
  • At 18.1.07, Anonymous Anónimo said…

    não têm nada sobre o desporto nos loucos anos 20 ? ta muito giro o blog, deu me muito geito para um trabalho

     
  • At 29.1.07, Anonymous Anónimo said…

    Nova Mulher

    A principal causa dos “loucos anos 20” foi a emancipação feminina, houve uma reivindicação crescente, por parte da mulher, individualmente ou em movimentos organizados (feministas), de um estatuto de igualdade nomeadamente: o direito a participar nas votações eleitorais, a exercer funções políticas e a participar em eventos desportivos, o direito de pleno acesso a cargos públicos, a plena igualdade no quadro familiar e no trabalho. Começa então uma era de auto-afirmação da mulher na sociedade. As mulheres conquistam o direito ao divórcio e conseguiram também ter voz activa na educação dos seus filhos. O direito ao voto foi conquistado graças a Carolina Beatriz Ângelo, 1ª mulher portuguesa a votar, que depois de ter ido a tribunal, pois nao a queriam deixar votar, ganhou o caso sendo aplaudida pelo povo.
    É nesta época que a mulher opta por um novo estilo, a ser mais ousada na moda, pondo de lado os vestidos compridos e formais, para vestidos de cintura descaída, com decotes longos e saias subidas até ao joelho, as roupas são mais simples e flexiveís, facilitando a prática de desportos. As mulheres estão mais magras e bronzeadas, maquilham os olhos de preto e os seus penteados também tinham agora um ar mais moderno, os cabelos sao cortados curtos à ‘la garçonne’. A década de 20 foi da estilista Coco Chanel, com seus cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos. Durante toda a década Chanel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso. O aspecto muda, os corações também!
    È nesta altura que a mulher experimenta o sabor da nicotina e acende o seu primeiro cigarro, começando também por beber bebidas alcoolicas. Entregaram-se ao estilo de vida nocturna, começam a frequentar “night-clubs”, cabarés e casinos e dançavam até altas horas da noite. Tinham atitudes de sedução mas por vezes deixavam os homens desiludidos e com ideias um pouco negativas a seu respeito.
    Foi a partir destas mudanças e novos hábitos que a mulher passou a ser vista também como uma pessoa, sendo assim uma grande vitória para a mulher.

    Dedicado a vera bleck

     
  • At 1.2.07, Anonymous Anónimo said…

    carolina o nosso trabalho esta muito bom, mas nao é dedicado a vera bleck e a rita bordalo, toma atençao amor

     
  • At 1.3.07, Anonymous Anónimo said…

    queria pedir se a autora do blog podia escrever mais um pouco sobre cabarés ou alguém.É urgente mesmo nao ha nada de jeito na net e tenho um trabalho para apresentar Help Me

     
  • At 6.3.07, Anonymous Anónimo said…

    gostaria de pedir a alguem que me de informação sobre os loucos anos 20

     
  • At 9.6.07, Anonymous Anónimo said…

    ta genial mesmo, pra mim que sou uma amante da historia sabe-me bem deliciar-me com cada epoca. THANKS

     
  • At 1.8.07, Blogger Unknown said…

    eu gostaria q você me mandassem informações sobre os anos 20 sobre tudo dessa epoca!

    roupas,musicas,historia tudoo!

    porque eu e meus colegas estamos fazendo um projeto e estamos meio perdidos!

    estarei esperando uma resposta!

    obgada!

    :)

     
  • At 27.9.07, Anonymous Anónimo said…

    gostava de saber os nomes mais importantes do jazz nos anos 20... fico a espera de uma resposta. obrigada.

     
  • At 12.10.07, Blogger O mundo espera por nós... said…

    A tua ideia para escrever sobre esta temática foi muito boa. Continua...

     
  • At 31.10.07, Anonymous Anónimo said…

    podem me explicar o que são os "loucos anos 20"?

     
  • At 14.11.07, Anonymous Anónimo said…

    Acho que as pessoas devem aproveitar este site e não dizer coisas paravas e desnecessárias. estes sites existem para nos ajudar nas nossas pesquisas e para estudar, por isso, tenham cuidado com o que dizem e aproveitem esta opurtunidade.. em vez de pegarem no livro, vão a net e poem a temática que quiserem e tem as vossas respostas todas sem esforço nenhum... não sejam PARVOS....

     
  • At 14.11.07, Anonymous Anónimo said…

    este blog ajudou-me muito num trabalho, obrigado e parabens

     
  • At 18.11.07, Anonymous Anónimo said…

    Este site ajudou-me muito e têm opiniões muito interessantes acerca do assunto, embora tenha comentários desnecessários!!

     
  • At 21.12.07, Anonymous Anónimo said…

    Os loucos anos 20

    Na época em que se alteraram as mentalidades populares, quando as mulheres entregaram-se a fúria de viver, aumento da procura de bares nocturnos de divertimentos, onde apareceu novos tipos de música e danças como o jazz, tango e etc. A principal alteração foi o facto das raparigas usarem cabelo curto, saias curtas, adquirirem hábitos masculinos como fumar e beber, estas tornam-se independentes.
    As famílias tradicionais depois de tanto criticarem juntam-se a nova moda, posso assim dizer.
    Entre a 1ª guerra Mundial com a ausência dos homens as mulheres tinham de fazer um pouco de tudo assumira o trabalho dos homens.
    Quando estes voltaram houve uma mudança radical, as mulheres queriam trabalhar fora.

     
  • At 5.1.08, Anonymous Anónimo said…

    este blog ajudou.m bastante num trabalho que tinha pa fazer mas poderiam tambem retratar mais um pouco sobre a moda do homen nos anos 20. so me falta isso no trabalho.
    tah excelente este blog..=)

     
  • At 6.1.08, Anonymous Anónimo said…

    Achei esse tema muito bom porque também me ajudou num trabalho mas nao vi muitas coisas sobre o desporto...nem como os homens se vestiam naquela altura..mas acho que eles mantiveram sempre o mesmo "look"...e as habitações...mas sim gostei muito da informação que tinha aqui! =)

     
  • At 10.3.08, Anonymous Anónimo said…

    Tenho que fazer um trabalho sobre os loucos anos 20 (vinte) , mas nao percebo nada . Alguem me pode ajudar ?

     
  • At 30.3.08, Anonymous Anónimo said…

    tenho que fazer um trabalho sobre os loucos anos vinte para entregar na terça mas nao percebo muito bem isto.

    será que me pode ajudar?

    obrigada

     

Enviar um comentário

<< Home